animação

quarta-feira, 31 de março de 2010

OFICINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA



As oficinas de Língua Portuguesa e Matemática aconteceram simultâneamente no dia 29 de março em nossa escola.
A oficina de Língua Portuguesa foi ministrada pelo professor Alexandre Batista e o público-alvo incluía além dos professores da área também as outras disciplinas.
A oficina de Matemática foi ministrada pelo professor Alcimar e foi exclusiva para professores de Matemática e Física.
Essas oficinas são atividades que tem como objetivo capacitar o corpo docente para a execução do PDE Estadual.

segunda-feira, 29 de março de 2010

OFICINA DE MOTIVAÇÃO



Aconteceu no dia 25 de março a oficina de motivação ministrada pela professora e psicóloga Marciléia, a oficina é uma das atividades propostas para a realização do PDE Estadual da nossa escola.

terça-feira, 23 de março de 2010

Clube do Livro 2010

O projeto de incentivo à leitura recomeça em 2010 com mais de 120 alunos.
A diretora Maria Luiza e as professoras de Língua Portuguesa fazem parte dessa excelente iniciativa.

Principais benefícios da leitura

• Aquisição de conhecimento : com a leitura, ampliamos nosso conhecimento sobre assuntos específicos e gerais.

• Estímulo à brincadeira : a leitura ajuda-nos a relaxar, levando-nos ao mundo do faz-de-conta, onde podemos projetar nossas emoções sem nenhum risco.

• Estímulo à criatividade: a leitura mexe com a nossa imaginação, estimulando-nos a desenvolver prazerosamente nosso potencial criativo.

• Desenvolvimento da capacidade de argumentar : a leitura estimula-nos a desenvolver argumentos consistentes e bem fundamentados.

• Ampliação do vocabulário : com a leitura, conhecemos novas palavras e aprendemos a usá-las em seus diferentes e ricos sentidos.

• Incentivo à reflexão e à formação de opinião : a leitura nos incentiva a pensar, a refletir, a formar uma opinião, a pôr em xeque nossas convicções e a chegar a uma conclusão.

• Ampliação do campo de visão : a leitura nos permite "ver" um assunto sob outras perspectivas, o que estimula nossa capacidade de aceitar o novo e o diferente.

• Confrontação de pontos de vista : a leitura nos leva a uma conversa com o autor, o que nos permite reforçar, esclarecer ou mudar nossos pontos de vista.

• Utilização dos recursos da linguagem : a leitura nos permite aprender, com os bons autores, a utilizar, inventivamente, os recursos oferecidos pela linguagem.

• Correção gramatical : com a leitura, aprendemos a escrever bem, de forma correta, pela observação, ou seja, naturalmente, sem esforço.

• Estímulo ao pensamento abstrato : a leitura nos permite perceber a realidade pelo ângulo da fantasia, o que amplia nossa capacidade de pensar sobre o abstrato.

• Estímulo à imaginação : quando lemos, vemos apenas palavras, mas logo formamos cenas na nossa tela mental, o que é muito estimulante para a imaginação.

http://bibliotecariomaluco.blogspot.com/2008/10/benefcios-da-leitura.html
Slide Clube Do Livro

terça-feira, 16 de março de 2010

Visitação à Olimpíada do Conhecimento



A Olimpíada do Conhecimento é uma grande competição entre os alunos do SENAI de todo Brasil.
A visitação aconteceu no Riocentro no dia 10 de março.
Lá os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o vasto universo da Educação Profissional,tudo promovido pelo SENAI e pela FIRJAN.

quinta-feira, 11 de março de 2010

As pratas da casa


Toda equipe do CIEP 053 Dr. Nelson dos Santos Gonçalves orgulhosamente parabeniza os 14 alunos que ganharam o laptop do Governo do Estado pelo bom desempenho na avaliação do SAERJ.
Tenham sempre como meta fazer o melhor.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O que é o "Dia Internacional da Mulher"?


O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Parabéns a todas as mulheres do Planeta!

Fonte: ArtEducacao.pro.br