animação

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Base Nacional Comum Curricular - Apresentação




No dia 27 de outubro, a nossa escola iniciou as discussões a respeito da Base Nacional Comum Curricular.
O vídeo abaixo apresenta a proposta.
Aguardem as fotos

Introdução - Base Nacional Comum Curricular


O Ministério da Educação lançou, no dia 16/9, documento para debate sobre a Base Nacional Comum CurricularA CNTE destaca a importância de as entidades promoverem debates com a categoria e participarem dos fóruns institucionais organizados pelas secretarias de educação. 
A determinação de um currículo mínimo para todos os alunos das escolas de educação básica estava prevista na Constituição para o ensino fundamental e foi ampliada, no Plano Nacional de Educação, para alunos do ensino médio.
O projeto propõe que parte do ensino das disciplinas seja variável conforme as demandas de cada região e padroniza pelo menos 60% do currículo da educação básica e detalha o que precisa ser ensinado em Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas nas escolas do País, podendo receber contribuições, até 15/12, na página da Base Nacional Comum Curricular.
A proposta vai para consulta pública nacional e depois será submetida a parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) até junho de 2016, quando termina o prazo previsto no PNE para a meta de estabelecer uma "proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento".
A CNTE informa, ainda, que está articulando com o Fórum Nacional de Educação a ampliação das instâncias institucionais encarregadas em promover e sistematizar as contribuições ao documento do MEC, já que hoje apenas uma Comissão de Especialistas faz a sistematização das contribuições sociais, e a Confederação entende que tanto o debate quanto o seu resultado devam ser plurais e democráticos.