"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)
animação
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
FECHANDO O ANO COM CHAVE DE OURO: PREMIAÇÃO DO ALMANAQUE DA REDE
É com grande orgulho e satisfação que vinte alunos do nosso colégio receberão amanhã, dia 08 de dezembro, mais uma premiação do Almanaque da Rede.
Abaixo o nome dos alunos e a modalidade em que serão premiados.
1001
Alan Victor (blog online)
Anrie (blog online)
Bianca Danila (blog online)
César (blog online)
Guilherme (blog online)
Igor (blog online)
Luan Pereira (blog online)
Natan Felipe (blog online)
Rodrigo Rodrigues (blog de papel:dissertação)
1002
Rayla (blog de papel:narrativa)
1003
Cristiano (blog online)
Marcelle (blog online)
Yasmim (blog online)
1005
Caroline (blog online)
Gabriel (blog online)
Igor (blog online)
Jéssica (blog online)
Paula (blog online e blog de papel:dissertação)
Rosane (2ª vez premiada - blog online)
Natália (2ª vez premiada - blog online)
A professora Cátia Meireles de Língua Portuguesa, também será premiada com três livros de autores consagrados da literatura nacional e internacional. A professora Cátia estimulou a escrita de seus alunos enviando mais de 100 redações para o concurso.
Eis o resultado desse belíssimo trabalho.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Artes
A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.
Nesse trabalho de intenso colorido e expressão a Profª Kássia explorou o que seus alunos tem de melhor.
Parabéns à professora e aos alunos.
De um ponto de vista simplificado a perspectiva “é uma técnica que permite transferir para o desenho aquela impressão que nossos olhos vêem quando observam um espaço em que há objetos mais distantes”. [OLIVEIRA e GARCEZ, 2001, PP. 68-69]
Nesse mural a Profª Alessandra leva os alunos a reproduzirem um trabalho de ótima qualidade visual.
Parabéns à professora e aos alunos.
Nesse trabalho de intenso colorido e expressão a Profª Kássia explorou o que seus alunos tem de melhor.
Parabéns à professora e aos alunos.
De um ponto de vista simplificado a perspectiva “é uma técnica que permite transferir para o desenho aquela impressão que nossos olhos vêem quando observam um espaço em que há objetos mais distantes”. [OLIVEIRA e GARCEZ, 2001, PP. 68-69]
Nesse mural a Profª Alessandra leva os alunos a reproduzirem um trabalho de ótima qualidade visual.
Parabéns à professora e aos alunos.
PROJETO " A VIRADA"
JUSTIFICATIVA: Diante do quadro de violência que está presente em nossa comunidade ( Santo Agostinho, Volta Grande I, II, III e IV, Jardim das Américas, Ilha Parque e outros) realizaremos uma sensibilização dos nossos alunos para que cada um deles perceba o seu papel na mudança desse quadro atual.
QUESTÕES: Qual é a perspectiva que os jovens destas comunidades têm para o futuro?
Essa situação que rotula os jovens desses bairros pode ser generalizada?
É possível mudar a realidade de hoje, com a participação de cada um?
OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A PESQUISAR SOBRE OS SEGUINTES TÓPICOS:
Número de habitantes do bairro Santo Agostinho e demais;
Número de escolas de cada bairro;
Número de estudantes;
Nível de escolaridade.
Hábitos de leitura.
Programas de TV, etc.
ATIVIDADES:
Estatística;
Porcentagem;
Entrevistas;
Debates;
Reflexões;
Músicas.
Parabéns a Professora Angela - Língua Portuguesa, pelo belo trabalho realizado junto à turma 901.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Clube do Livro II
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Exposição de fotos na UGB
A exposição de fotos "Tô na Capa da Revista" é sucesso mais uma vez, agora na UGB.
A Coordenadora do Curso de História - Profª Joanice é a responsável pela exposição que ficará aberta durante duas semanas, porém nos dias 10, 11 e 12 de novembro a exposição deverá ser desmontada, mas retona no dia 13 em horário integral.
Agradecemos pelo carinho que fomos tratados pela Profª Joanice e sua equipe.
Aguardamos a sua visita.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
CONVITE PARA EXPOSIÇÃO "TÔ NA CAPA DA REVISTA"
A exposição reúne vinte fotografias apresentando o diálogo do negro com sua imagem, resultado direto do projeto pedagógico desenvolvido pelos professores do CIEP Brizolão 053 - Nelson dos S. Gonçalves - Volta Grande III - Volta Redonda/RJ com a colaboração de diversos profissionais ligados à beleza, dança e fotografia.
O resultado desse ensaio fotográfico pode ser conferido a partir do dia 05/11/2009, às 18:30, na UGB.
Esperamos por você.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
O Dia da Premiação do Almanaque da Rede 2009
Aconteceu no sábado, dia 24 de outubro, a 3ª premiação do Almanaque da Rede 2009, aos alunos com melhor desempenho.
Três alunas da nossa escola - Natalia, Rayene e Rosane - receberam essa honrosa premiação, elas foram contempladas com um belo passeio à "Cidade Maravilhosa".
Na Casa de Cultura Laura Alvim, em frente ao belíssimo calçadão de Ipanema elas receberam um certificado de participação, um livro da escritora Sonia Rodrigues e ainda assistiram ao filme "Tempos de Paz" do diretor Daniel Filho, com Tony Ramos, Daniel Filho, Dan Stulbach, Louise Cardoso, Ailton Graça, Leonardo Thierry, Anselmo Vasconcelos, entre outros.
No Centro Cultural Banco do Brasil, o grupo recebeu diversas informações das arte-educadoras que mostraram desde a história do banco, sua arquitetura, tipos de moedas, exposições, bibliotecas entre outros.
Passamos um dia muito agradável e esperamos que outros alunos possam ser também ter a oportunidade de ganhar o passeio cultural.
Leia abaixo a entrevista feita com as alunas:
1) Como vocês conheceram o Almanaque da Rede?
Natalia: Eu conheci na escola quando distribuíram o blog de papel para os alunos. Foi aí que aprendi a escrever no blog de papel e passei a jogar na Internet.
Rosane:Conheci através da minha professora de Português - Cátia Meireles.
Rayene: Através da professora de Português, Cátia Meireles.
2) Vocês utilizam o blog de papel?
Natalia: Sim. Em sala de aula e em casa na criação de textos.
Rosane: Eu utilizava apenas para ver o mapa das cores, mas agora já me acostumei a escrever sem ele.
Rayene: Sim. Após explicar o que deveria ser feito, colocamos os textos no blog de papel.
3) Onde vocês costumam acessar o Almanaque da Rede?
Natalia: Na escola e em casa.
Rosane: Eu costumo acessar o Almanaque em casa, mas às vezes a professora nos leva para o laboratório de informática.
Rayene: Em casa e no laboratório de informática da escola.
4) Como se sentiram ao receber a premiação?
Natalia: Muito alegre e grata por ter ganhado.
Rosane: Eu me senti feliz e surpresa, pois eu não esperava receber a premiação, comecei a escrever as redações apenas por diversão, pois amo escrever.
Rayene: Foi uma grande honra receber o prêmio. No começo eu não acreditei que tinha sido premiada, mas depois que entrei no site e vi a lista dos ganhadores, fiquei muito feliz.
5) De que maneira o Almanaque contribui para o seu aprendizado?
Natalia: O Almanaque fez com que eu melhorasse a minha criação de texto e também me comunicasse com outras pessoas, podendo saber a opinião delas quanto aos meus textos, isso é algo que eu vou guardar para o resto da minha vida.
Rosane: É uma maneira bem diferente de conscientizar o aluno pela a importância da redação, além de desenvolver o lado pessoal e cultural. Foi o que aconteceu comigo.
Rayene: Além de aumentar nossa capacidade de escrita e de raciocínio, também ampliou o meu conhecimento sobre leitura.
Projeto Almanaque da Rede exibe filme "Tempos de Paz" para os alunos com melhor desempenho em outubro
Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), o projeto Almanaque da Rede promove neste sábado (24), das 11h às 13h, na Casa de Cultura Laura Alvim (Ipanema), o terceiro evento cultural de premiação aos alunos, com a exibição do filme “Tempos de Paz”, do diretor Daniel Filho (Lereby), que tem no elenco os atores Tony Ramos e Dan Stulbach.
O evento vale como prêmio para os alunos com melhor desempenho no formato online do projeto (www.almanaquedarede.com.br) no mês de outubro. Foram selecionados 50 alunos. Eles participarão do encontro com seus respectivos professores.
“Tempos de Paz” conta a história de imigrantes poloneses que vieram para o Brasil em 1945, fugidos da 2ª Guerra Mundial. Inspirado na peça do dramaturgo Bosco Brasil, o diretor brasileiro Daniel Filho centra a narrativa no encontro entre o chefe da imigração brasileira, Segismundo (Tony Ramos), ex-torturador da polícia no governo de Getúlio Vargas, e o ex-ator polonês Clausewistz (Dan Stulbach), que depois de passar pelos horrores da guerra na Polônia é confundido com um nazista fugitivo ao desembarcar no Brasil.
A história se passa em abril de 1945, quando a Europa já vivia o fim da guerra e o Governo Vargas anunciava a Anistia Política. Com a Anistia, Segismundo se sente ameaçado por temer a vingança de suas antigas vítimas. Por sua vez, Clausewistz quer entrar no Brasil para reconstruir sua vida e esquecer os traumas provocados pelo nazismo, mas terá que provar para o ex-chefe de polícia que não é um fugitivo de Hitler. O embate do filme se dá entre a capacidade do polonês de convencer o seu interrogador e a resistência do ex-torturador em acreditar nele.
A escritora Sonia Rodrigues, autora do projeto Almanaque da Rede, considera que o filme vale como uma aula de História para os alunos que desconhecem o que representou para o Pais o período da ditadura.
- O filme reconstrói uma parte da história nacional ainda pouco explorada. O diretor Daniel Filho mostra através dos personagens os sentimentos de quem viveu, tanto aqui quanto lá fora, os horrores da ditadura e do nazismo, resume Sônia.
Confira abaixo a lista dos alunos selecionados para o terceiro evento de premiação do Projeto Almanaque da Rede (Online)
Adriele Braga Aguieiras
Agatha Christia Gomes de Moraes
Aline Nunes da Cunha
Anastacia Sandes Gaetho
Andrew Daniel Pereira da Silva
Bruno Geraldo da Fonseca
Camila Cristina
Caroline Rossi do Nascimento
Douglas Soares
Glauciane Andrade de Santana
Helga Soares Campos
Jean dos Santos Bezerra
Karine Louback Caetano da Silva
Karoline
Marcos do Nascimento Machado
Matheus Farias de Sousa
Monalyza Cardoso Carvalho
Pedro Paulo Silva
Rayene Paquieli
Robson Viana Rodrigues
Rosane Silva
Thiago Alves Ribeiro
Thuany Guimarães Amadeu
Walace Pinudo Simões
Fonte: Assessoria do Almanaque da Rede
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Clube do Livro - Incentivo a leitura
O Clube do Livro é um projeto que tem por objetivo criar e ampliar o hábito da leitura nos nossos alunos.
O projeto foi iniciado nas turmas de 6º ano e tem o total apoio da direção, da coordenação pedagógica, da animação cultural - Vânia Soares Lopes, e o total empenho das professoras de Língua Portuguesa - Renata e Sheila.
Os alunos terão a oportunidade de ler, trocar de livros e preencher uma ficha de leitura.
Ao final do prazo pré-estabelecido o aluno que leu mais livros ganhará um prêmio simbólico e haverá uma bela confratenização entre todos os participantes.
Livros selecionados para o projeto:
1) Do conto à croônica
2) Bazar do folclore
3) O casebre do fantasma
4) O peru de Natal
5) Os estatutos do homem
6) A garupa e outros contos
7) Conta que eu conto
8) Folclore vivo
9) Meninos eu conto
10) Um saci no meu quintal
11) Pipocas
12) Palavras de encontamento
13) Meus primeiros versos
14) Meus primeiros contos
15) Em família
16) História de fadas
17) Contos de estimação
18) Contos de Grimm
19) De conto em conto
20) Faz de conto
21) Histórias fantásticas
22) Quem conta um conto
23) Era uma vez um conto
24) Historinhas pescadas
25) Deixa que eu conto
26) Carta errante, avó atrapalhada
27) O macaco malandro
28) A arca de Noé
29) Histórias de humor
30) Olhar de descoberta
31) Conversa de poeta
32) Poesia sempre
33) Para que serve
34) Conto á crônica
35) Vida e paixão de Pandonar, o cruel
36) A descoberta do amor em prosa
37) Amores diversos
38) A terra dos meninos pelados
39) Era uma vez um conto
40) Nossas palavras
41) Em família
42) Ilha do tesouro
Premiação do Almanaque da Rede 2009
No último dia 14, tivemos a satisfação de receber o telefonema de Deise Paiva da equipe Almanaque da Rede 2009. Ela nos transmitiu a mensagem de que três alunas do 1º ano do Ensino Médio - Natalia Regina, Rayene Fernanda e Rosane da Silva - foram selecionadas pelo Almanaque para fazer um passeio cultural que inclui, sessão de cinema na Casa de Cultura Laura Alvim e visita guiada ao Centro Cultural Banco do Brasil.
Parabéns a todas as alunas.
Parabéns à professora Cátia que com toda dedicação e esforço se empenha ao máximo para que os alunos façam uso do blog de papel e do almanaque da rede.
Em breve fotos do passeio cultural.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Escola é...
A ESCOLA
"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."
de Paulo Freire
"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."
de Paulo Freire
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
O Dia D da Campanha Prêmio Geração Futuro
O dia D da Campanha Prêmio Geração Futuro aconteceu no dia 25 de setembro.
Em nossa escola mais de 500 alunos tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo do aluno Lucas Amorim.
Motivados pelo seu emocionante depoimento, nossos alunos se comprometeram a reservar um tempo para se dedicar cada vez mais aos estudos.
Volta Redonda sem drogas
O projeto "Volta Redonda Sem Drogas", está levando uma série de atividades de prevenção às drogas nas escolas da rede municipal e estadual e em alguns bairros de Volta Redonda. O projeto, que é promovido pela Rádio 88 FM, com patrocínio da Fundação CSN e da Light e apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Cultura e da prefeitura de Volta Redonda.
Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,10565.html
Nossos alunos ouviram os depoimentos de ex-dependentes químicos e assistiram a apresentação da peça de teatro que emocionou a todos.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Nossas ações
Reforço do novo ENEM: A SEEDUC lançou o Projeto Reforço Novo Enem, que consiste em aulas preparatórias para o vestibular apresentadas via satélite para 500 escolas da Rede Estadual de Ensino. Entre essas escolas a nossa foi contemplada e por isso vem fazendo bom uso das aulas.
Os alunos que alcançaram as melhores notas na avaliação do SAERJ receberam uma premiação pelo bom desempenho.
Alunos que melhoraram o comportamento em sala de aula foram parabenizados e receberam certificados. Os pais foram convocados para receber essa boa notícia.
As aulas de ginástica rítmica melhoram a coordenação motora, a postura, o equilíbrio, a flexibilidade e a elasticidade do corpo.
O Badminton ou Badmínton é um esporte individual ou de duplas, semelhante ao Tênis, praticado com raquete e uma peteca ou volante.
Nossa escola têm alunos campeões que ensinam esse esporte a outros jovens.
As aulas no laboratório de informática tem ganhado cada vez mais espaço dentro da escola.
Parabéns a todos os profissionais que de alguma maneira contribuem para a formação dos nossos alunos.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Colhendo frutos
Cláudio Alcântara (http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,8789.html)
Trabalhar a voz e a projeção cênica a partir da consciência corporal, e também a prática do canto associada à execução de instrumentos de percussão. Explorar e valorizar a riqueza cultural da região de Minas Gerais, cujas cidades mantêm vivas diversas manifestações tradicionais da cultura afro-brasileira. Duas etapas em Volta Redonda. A primeira: oficina "A Voz Como Extensão de um Corpo em Movimento", de 24 a 27 deste mês e de 28 a 30 de setembro, no ginásio do Recreio do Trabalhador. A outra: o espetáculo "Titane e o Campo das Vertentes", dia 1° de outubro, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva). Trata-se de uma parceria com o IBPI (Instituto Brasileiro de Profissionais da Indústria).
A oficina será ministrada para 20 catadores de resíduos sólidos e alunos do projeto "Tô na Capa da Revista", dentro da programação do "II Fórum Cidadania Profissional do Catador de Reciclados". A ideia é preparar os participantes para integrar o elenco do espetáculo.
Segundo a cantora Titane, para os alunos de Volta Redonda, ela preparou um conteúdo especial. "O curso promove a experiência do canto em conjunto, construindo um coro cênico, com uma performance próxima daquelas próprias dos folguedos populares, a exemplo do congado", explica, no material de divulgação, acrescentando que "Titane e o Campo das Vertentes" é o resultado de um projeto que "valoriza a arte de Minas Gerais e estimula pessoas talentosas a investirem no seu potencial".
Trabalhar a voz e a projeção cênica a partir da consciência corporal, e também a prática do canto associada à execução de instrumentos de percussão. Explorar e valorizar a riqueza cultural da região de Minas Gerais, cujas cidades mantêm vivas diversas manifestações tradicionais da cultura afro-brasileira. Duas etapas em Volta Redonda. A primeira: oficina "A Voz Como Extensão de um Corpo em Movimento", de 24 a 27 deste mês e de 28 a 30 de setembro, no ginásio do Recreio do Trabalhador. A outra: o espetáculo "Titane e o Campo das Vertentes", dia 1° de outubro, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva). Trata-se de uma parceria com o IBPI (Instituto Brasileiro de Profissionais da Indústria).
A oficina será ministrada para 20 catadores de resíduos sólidos e alunos do projeto "Tô na Capa da Revista", dentro da programação do "II Fórum Cidadania Profissional do Catador de Reciclados". A ideia é preparar os participantes para integrar o elenco do espetáculo.
Segundo a cantora Titane, para os alunos de Volta Redonda, ela preparou um conteúdo especial. "O curso promove a experiência do canto em conjunto, construindo um coro cênico, com uma performance próxima daquelas próprias dos folguedos populares, a exemplo do congado", explica, no material de divulgação, acrescentando que "Titane e o Campo das Vertentes" é o resultado de um projeto que "valoriza a arte de Minas Gerais e estimula pessoas talentosas a investirem no seu potencial".
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Apresentação de slides
Essa apresentação de slides foi feita pelos alunos da turma 601, após realização de pesquisas sobre a gripe A.
Confira o material.
Professoras: Cida e Cristina
Slides Dos Alunos 601
Confira o material.
Professoras: Cida e Cristina
Slides Dos Alunos 601
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
VOLTA ÀS AULAS NA REDE ESTADUAL
A volta às aulas da rede estadual do Rio será mesmo na próxima segunda-feira, dia 17 de agosto, conforme anunciou, em coletiva, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes. O retorno às atividades escolares nas escolas públicas, que seria no dia 3, foi transferido primeiramente para o dia 10 e depois para o dia 17.
RETIRADO DO GLOBO ON-LINE
RETIRADO DO GLOBO ON-LINE
"GRIPE SUÍNA" INFLUENZA A (H1N1)
INFLUENZA A (H1N1)
Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o Ministério da Saúde traz um série de recomendações.
A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas.
Substituir as máscaras sempre que necessário.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes
e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
• Não usar medicamentos sem orientação médica.
B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas:
Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza A (H1N1)
em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse
e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:
• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.
Para informações adicionais sobre medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de saúde das áreas afetadas, acesse:
INFLUENZA A (H1N1)
Outras informações:
Organização Pan-americana de Saúde (em espanhol)
http://new.paho.org/hq/index.php?lang=es
Organização Mundial da Saúde (em inglês)
http://www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html
Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o Ministério da Saúde traz um série de recomendações.
A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas.
Substituir as máscaras sempre que necessário.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes
e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
• Não usar medicamentos sem orientação médica.
B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas:
Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza A (H1N1)
em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse
e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:
• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.
Para informações adicionais sobre medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de saúde das áreas afetadas, acesse:
INFLUENZA A (H1N1)
Outras informações:
Organização Pan-americana de Saúde (em espanhol)
http://new.paho.org/hq/index.php?lang=es
Organização Mundial da Saúde (em inglês)
http://www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html
quinta-feira, 16 de julho de 2009
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Boas Férias!
Porque há este Sol
Porque há este mar
Porque passam os dias nesta urgência de andar
Porque se calam as aves neste mar de calor
Porque ficam esperas de tempo a cumprir
Porque andamos tão sós à procura do amor
Porque é tão curta a vida e tão longo o penar
Porque ficam os rios sem pressa de ir
Porque estamos para aqui a voar, a voar
Porque queremos partir não sabendo chegar
Porque somos o vento no monte a bater
Porque há tanta flor a abrir e secar
Porque é tão fugaz o restolho a arder
Porque há este Sol
Porque há este mar
Porque vamos de férias quando há tanto a fazer
(Mas é tão bom estar de férias)
terça-feira, 30 de junho de 2009
Inscrições para o ENEM
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Longo Caminho de Volta
No dia 26 de junho, nosso colégio teve a honra de receber a visita de Ricardo Lucena Junior autor do livro "Longo Caminho de Volta".
Ele ministrou uma palestra para os alunos cujos temas principais foram:
Não às drogas e ao consumo exarcebado de álcool.
Solidariedade.
Família.
Fé (Deus).
O livro conta a história real do próprio autor, cheia de amor e lágrimas, mas também de graves denúncias contra o tratamento dado aos deficientes físicos no Brasil e em especial no Sistema Único de Saúde.
Vale a pena conferir.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Visita monitorada ao laboratório da UGB e à ALERJ
No último dia 05,a Professora Cristina e a Animadora Cultural Vânia levaram os alunos da turma 1006 - 1º ano do Ensino Médio - ao laboratório da UGB para que os mesmos pudessem conhecer na prática os princípios fundamentais de Citologia.
A turma foi muito bem recebida pela assistente de laboratório e pela estagiária do curso de Ciências Biológicas, a intermediação foi feita com a Coordenadora do Curso Priscila Filgueiras que se mostrou muito atenciosa.
Objetivos do trabalho:
As turmas 1006 e 2004 juntamente com o Professor de História Paulo Célio, Vânia e Josiane visitaram a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, lá eles puderam conhecer um pouco mais sobre as decisões políticas do passado e do presente.
A arquitetura do Palácio Tiradentes - inaugurado em 1926 - se destaca por mesclar estilos franceses e neoclássicos, e pelos afrescos e esculturas presentes no prédio. Há muito o que apreciar: a sala do plenário com sua cúpula composta de vitrais, o piso do palácio - uma criação artesanal, o salão nobre, a biblioteca, a sala das comissões, a escadaria que dá acesso ao salão nobre, e agora, a exposição nos corredores do 2º andar. A ALERJ, através de convênio com o Departamento de Educação da PUC - Rio, tornou possível um trabalho voltado não só para o público em geral, mas também para as instituições escolares.
A turma foi muito bem recebida pela assistente de laboratório e pela estagiária do curso de Ciências Biológicas, a intermediação foi feita com a Coordenadora do Curso Priscila Filgueiras que se mostrou muito atenciosa.
Objetivos do trabalho:
- Integrar o aluno do Ensino Médio com a Universidade.
- Associar teoria e prática de Citologia.
As turmas 1006 e 2004 juntamente com o Professor de História Paulo Célio, Vânia e Josiane visitaram a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, lá eles puderam conhecer um pouco mais sobre as decisões políticas do passado e do presente.
A arquitetura do Palácio Tiradentes - inaugurado em 1926 - se destaca por mesclar estilos franceses e neoclássicos, e pelos afrescos e esculturas presentes no prédio. Há muito o que apreciar: a sala do plenário com sua cúpula composta de vitrais, o piso do palácio - uma criação artesanal, o salão nobre, a biblioteca, a sala das comissões, a escadaria que dá acesso ao salão nobre, e agora, a exposição nos corredores do 2º andar. A ALERJ, através de convênio com o Departamento de Educação da PUC - Rio, tornou possível um trabalho voltado não só para o público em geral, mas também para as instituições escolares.
Ser brasileiro
Mensalmente, um grupo de alunos e responsáveis são convidados a participar de debates sobre o tema "ser brasileiro".
A idéia faz parte do Projeto "Tô na Capa da Revista" iniciado em 2008, por um grupo de professores, que idealizaram alunos negros servindo de modelo de beleza, com a intenção de desvencilhar a imagem do negro a aspectos pouco positivos da nossa sociedade.
Com o auxílio de vários colaboradores ligados à beleza, moda, dança, mídias e educação o sonho se tornou realidade.
As fotos já foram expostas no próprio colégio, Cine 9 de Abril, Câmara de Vereadores de Volta Redonda e Galeria de Arte da Fundação CSN.
Já foram publicadas matérias no Jornal do Interior e no Diário do Vale, como pode ser conferido no próprio blog.
Desde então, mensalmente realizamos encontros debatendo o tema "ser brasileiro". Além dos alunos que fizeram o ensaio fotográfico, todos são convidados a compartilhar idéias, o grupo está se tornando cada vez mais heterogêneo (e essa é a nossa intenção) e também fazemos questão que os responsáveis participem.
Todos os meses trabalhamos uma personalidade (esse mês Zumbi dos Palmares), um texto e abrimos para o debate.
No último encontro do dia 18 de junho, tivemos a visita de três convidados, um casal belga e um brasileiro, trazidos pela professora Ívany. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o grupo, assistir a apresentação de dança afro do Grupo Nzinga sob a coordenção da professora Nilzete Xavier,relatar suas experiências e ouvir as nossas.
No final do encontro sempre fazemos uma confraternização e marcamos a próxima reunião.
Você vai encontrar uma breve apresentação de fotos desse encontro.
A idéia faz parte do Projeto "Tô na Capa da Revista" iniciado em 2008, por um grupo de professores, que idealizaram alunos negros servindo de modelo de beleza, com a intenção de desvencilhar a imagem do negro a aspectos pouco positivos da nossa sociedade.
Com o auxílio de vários colaboradores ligados à beleza, moda, dança, mídias e educação o sonho se tornou realidade.
As fotos já foram expostas no próprio colégio, Cine 9 de Abril, Câmara de Vereadores de Volta Redonda e Galeria de Arte da Fundação CSN.
Já foram publicadas matérias no Jornal do Interior e no Diário do Vale, como pode ser conferido no próprio blog.
Desde então, mensalmente realizamos encontros debatendo o tema "ser brasileiro". Além dos alunos que fizeram o ensaio fotográfico, todos são convidados a compartilhar idéias, o grupo está se tornando cada vez mais heterogêneo (e essa é a nossa intenção) e também fazemos questão que os responsáveis participem.
Todos os meses trabalhamos uma personalidade (esse mês Zumbi dos Palmares), um texto e abrimos para o debate.
No último encontro do dia 18 de junho, tivemos a visita de três convidados, um casal belga e um brasileiro, trazidos pela professora Ívany. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o grupo, assistir a apresentação de dança afro do Grupo Nzinga sob a coordenção da professora Nilzete Xavier,relatar suas experiências e ouvir as nossas.
No final do encontro sempre fazemos uma confraternização e marcamos a próxima reunião.
Você vai encontrar uma breve apresentação de fotos desse encontro.
terça-feira, 23 de junho de 2009
FESTA JUNINA
A Festa Junina desse ano será realizada no dia 24 de junho no primeiro turno com a apresentação da quadrilha da professora Karla de Educação Física.
Aguarde futuras publicações com as fotos do evento.
Enquanto isso, leia um pouco mais sobre as tradicionais Festas Juninas.
O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.
O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.
As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas européias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício que é um costume no baile da quadrilha nordestina.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
quinta-feira, 30 de abril de 2009
terça-feira, 28 de abril de 2009
Atividades dos meses de abril e maio de 2009
Projeto SOS queimadas.
Projeto de História e Literatura.
Sistema Solar.
Os trabalhos sobre o Sistema Solar estarão em exposição até dia 05 de junho no Cieps 053. São maquetes feitas de isopor pelos Alunos da Turma 601, da 5ª série, turno matutino. Esses trabalhos são parte da avaliação do 1º Bimestre da disciplina Ciências, ministrada pela Profa. Rosiléia Costa.
Oficina de judô.
Projeto Cinema na Escola com a exibição do filme Verônica no Cine 9 de abril - Volta Redonda.
Projeto de História e Literatura.
Sistema Solar.
Os trabalhos sobre o Sistema Solar estarão em exposição até dia 05 de junho no Cieps 053. São maquetes feitas de isopor pelos Alunos da Turma 601, da 5ª série, turno matutino. Esses trabalhos são parte da avaliação do 1º Bimestre da disciplina Ciências, ministrada pela Profa. Rosiléia Costa.
Oficina de judô.
Projeto Cinema na Escola com a exibição do filme Verônica no Cine 9 de abril - Volta Redonda.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Exposição de Fotografias do CIEP 053 na Galeria da FCSN
Beleza Negra
Cartografias no Espaço Escolar
Exposição que reúne vinte fotografias apresentando o diálogo doo negro com sua imagem, resultado direto do projeto pedagógico desenvolvido pelos professores do CIEP - Brizolão Nelson dos S. Gonçalves Volta Grande III - Volta Redonda.
Jornal do Interior
Cartografias no Espaço Escolar
Exposição que reúne vinte fotografias apresentando o diálogo doo negro com sua imagem, resultado direto do projeto pedagógico desenvolvido pelos professores do CIEP - Brizolão Nelson dos S. Gonçalves Volta Grande III - Volta Redonda.
Jornal do Interior
Assinar:
Postagens (Atom)