animação

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Dia da Premiação do Almanaque da Rede 2009


Aconteceu no sábado, dia 24 de outubro, a 3ª premiação do Almanaque da Rede 2009, aos alunos com melhor desempenho.

Três alunas da nossa escola - Natalia, Rayene e Rosane - receberam essa honrosa premiação, elas foram contempladas com um belo passeio à "Cidade Maravilhosa".

Na Casa de Cultura Laura Alvim, em frente ao belíssimo calçadão de Ipanema elas receberam um certificado de participação, um livro da escritora Sonia Rodrigues e ainda assistiram ao filme "Tempos de Paz" do diretor Daniel Filho, com Tony Ramos, Daniel Filho, Dan Stulbach, Louise Cardoso, Ailton Graça, Leonardo Thierry, Anselmo Vasconcelos, entre outros.

No Centro Cultural Banco do Brasil, o grupo recebeu diversas informações das arte-educadoras que mostraram desde a história do banco, sua arquitetura, tipos de moedas, exposições, bibliotecas entre outros.

Passamos um dia muito agradável e esperamos que outros alunos possam ser também ter a oportunidade de ganhar o passeio cultural.

Leia abaixo a entrevista feita com as alunas:

1) Como vocês conheceram o Almanaque da Rede?
Natalia: Eu conheci na escola quando distribuíram o blog de papel para os alunos. Foi aí que aprendi a escrever no blog de papel e passei a jogar na Internet.
Rosane:Conheci através da minha professora de Português - Cátia Meireles.
Rayene: Através da professora de Português, Cátia Meireles.

2) Vocês utilizam o blog de papel?
Natalia: Sim. Em sala de aula e em casa na criação de textos.
Rosane: Eu utilizava apenas para ver o mapa das cores, mas agora já me acostumei a escrever sem ele.
Rayene: Sim. Após explicar o que deveria ser feito, colocamos os textos no blog de papel.

3) Onde vocês costumam acessar o Almanaque da Rede?
Natalia: Na escola e em casa.
Rosane: Eu costumo acessar o Almanaque em casa, mas às vezes a professora nos leva para o laboratório de informática.
Rayene: Em casa e no laboratório de informática da escola.

4) Como se sentiram ao receber a premiação?
Natalia: Muito alegre e grata por ter ganhado.
Rosane: Eu me senti feliz e surpresa, pois eu não esperava receber a premiação, comecei a escrever as redações apenas por diversão, pois amo escrever.
Rayene: Foi uma grande honra receber o prêmio. No começo eu não acreditei que tinha sido premiada, mas depois que entrei no site e vi a lista dos ganhadores, fiquei muito feliz.

5) De que maneira o Almanaque contribui para o seu aprendizado?
Natalia: O Almanaque fez com que eu melhorasse a minha criação de texto e também me comunicasse com outras pessoas, podendo saber a opinião delas quanto aos meus textos, isso é algo que eu vou guardar para o resto da minha vida.
Rosane: É uma maneira bem diferente de conscientizar o aluno pela a importância da redação, além de desenvolver o lado pessoal e cultural. Foi o que aconteceu comigo.
Rayene: Além de aumentar nossa capacidade de escrita e de raciocínio, também ampliou o meu conhecimento sobre leitura.

Projeto Almanaque da Rede exibe filme "Tempos de Paz" para os alunos com melhor desempenho em outubro

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), o projeto Almanaque da Rede promove neste sábado (24), das 11h às 13h, na Casa de Cultura Laura Alvim (Ipanema), o terceiro evento cultural de premiação aos alunos, com a exibição do filme “Tempos de Paz”, do diretor Daniel Filho (Lereby), que tem no elenco os atores Tony Ramos e Dan Stulbach.

O evento vale como prêmio para os alunos com melhor desempenho no formato online do projeto (www.almanaquedarede.com.br) no mês de outubro. Foram selecionados 50 alunos. Eles participarão do encontro com seus respectivos professores.

“Tempos de Paz” conta a história de imigrantes poloneses que vieram para o Brasil em 1945, fugidos da 2ª Guerra Mundial. Inspirado na peça do dramaturgo Bosco Brasil, o diretor brasileiro Daniel Filho centra a narrativa no encontro entre o chefe da imigração brasileira, Segismundo (Tony Ramos), ex-torturador da polícia no governo de Getúlio Vargas, e o ex-ator polonês Clausewistz (Dan Stulbach), que depois de passar pelos horrores da guerra na Polônia é confundido com um nazista fugitivo ao desembarcar no Brasil.

A história se passa em abril de 1945, quando a Europa já vivia o fim da guerra e o Governo Vargas anunciava a Anistia Política. Com a Anistia, Segismundo se sente ameaçado por temer a vingança de suas antigas vítimas. Por sua vez, Clausewistz quer entrar no Brasil para reconstruir sua vida e esquecer os traumas provocados pelo nazismo, mas terá que provar para o ex-chefe de polícia que não é um fugitivo de Hitler. O embate do filme se dá entre a capacidade do polonês de convencer o seu interrogador e a resistência do ex-torturador em acreditar nele.

A escritora Sonia Rodrigues, autora do projeto Almanaque da Rede, considera que o filme vale como uma aula de História para os alunos que desconhecem o que representou para o Pais o período da ditadura.

- O filme reconstrói uma parte da história nacional ainda pouco explorada. O diretor Daniel Filho mostra através dos personagens os sentimentos de quem viveu, tanto aqui quanto lá fora, os horrores da ditadura e do nazismo, resume Sônia.

Confira abaixo a lista dos alunos selecionados para o terceiro evento de premiação do Projeto Almanaque da Rede (Online)

Adriele Braga Aguieiras
Agatha Christia Gomes de Moraes
Aline Nunes da Cunha
Anastacia Sandes Gaetho
Andrew Daniel Pereira da Silva
Bruno Geraldo da Fonseca
Camila Cristina
Caroline Rossi do Nascimento
Douglas Soares
Glauciane Andrade de Santana
Helga Soares Campos
Jean dos Santos Bezerra
Karine Louback Caetano da Silva
Karoline
Marcos do Nascimento Machado
Matheus Farias de Sousa
Monalyza Cardoso Carvalho
Pedro Paulo Silva
Rayene Paquieli
Robson Viana Rodrigues
Rosane Silva
Thiago Alves Ribeiro
Thuany Guimarães Amadeu
Walace Pinudo Simões

Fonte: Assessoria do Almanaque da Rede

Um comentário:

Unknown disse...

esse blog ´muito maneiro minha mae faloo q deveria ter as notas dos alunos no blog HEHEHEH , walbr , thayna e gabriel